Início > Carreira > Conheça a evolução das regras do futebol

Conheça a evolução das regras do futebol

Mais uma colaboração para o Yahoo!

O futebol viveu diversas transformações ao longo de sua história, que mudaram, pouco a pouco, a cara do esporte, proporcionando mais dinamismo e velocidade às partidas. A mais nova delas é a introdução da tecnologia na linha do gol durante as partidas.

A Fifa confirmou a medida no último dia 19 de fevereiro e também informou que o recurso será implementado já na Copa das Confederações e que também será válido para a Copa do Mundo, ambas a serem realizadas no Brasil. Esta mudança culmina um processo evolutivo nas regras do futebol iniciado há mais de 150 anos, quando este esporte começou a se diferenciar do rúgbi e a se destacar na sociedade britânica, para depois ganhar o Brasil e o mundo.

Segundo a Fifa, a primeira vez que aconteceu uma reunião para discutir e aprovar um conjunto de regras uniformes foi em 26 de outubro de 1863. Os times da região de Londres, na Inglaterra, definiram as 14 leis da época. O esquema de jogo era o 1-10, sendo o 1 não o goleiro, que ainda não existia, mas o back, conhecido hoje no Brasil como beque. Segundo o professor Rafael Porcari, este esquema se baseava na “ação direta” das táticas militares inglesas.

Somente 26 anos depois foi criada a International Football Association Board (IFAB), conhecida como International Board, que concentrou o poder de introduzir e modificar as leis de jogo existentes.

Ao longo da história, poucas alterações foram realizadas nas regras do jogo. Mas, sempre quando foram implementadas, provocaram transformações importantes no futebol e na sua forma de jogar e arbitrar. Confira algumas delas:

Para lera a matéria completa e conferir quais são as regras que modificaram o futebol, clique aqui!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: