Início > Carreira > Conheça os cinco erros dos profissionais muito ambiciosos

Conheça os cinco erros dos profissionais muito ambiciosos

Mais uma colaboração para o Yahoo!

A ambição pode ser uma ferramenta importante para mover os profissionais em busca de maiores desafios na direção do sucesso no trabalho. Mas exagerar no comportamento ambicioso, com arrogância, pode comprometer a carreira e afetar até a vida pessoal.

Especialistas em recursos humanos não veem a ambição como um problema. “A ambição é boa quando é respaldada pela ética, em valores que respeitam outros seres humanos, tudo isso vai fazer o profissional alcançar seus objetivos sem prejudicar os demais. Se houver ética é positiva a ambição”, afirma a psicóloga e consultora organizacional Meiry Kamia.

“A questão é quando a ambição é superdimensionada a pessoa aceita tomar atitudes egoístas no sentido de promover a si mesmo em detrimento das outras pessoas”, completa.

A consultora em recursos humanos, Marcia Hasche, especializada na melhoria do ambiente de trabalho e no desenvolvimento de líderes, acredita que a ambição e a busca de interesses próprios têm tirado a harmonia dentro das empresas.

“Como as organizações têm focado em fazer cada vez mais e melhor com menos pessoas, aquele espírito de camaradagem e ajuda entre as pessoas tem diminuído de forma assustadora, há pesquisas que mostram isso. E isso está ligado à ambição e ao ‘salve-se quem puder’, ‘vou livrar o meu'”, observa.

O resultado desse tipo de comportamento das pessoas ambiciosas demais é sempre negativo. “Em longo prazo, essa pessoa vai dar um tiro no pé, porque ela vai criando situações que acabam deixando-a sozinha. As pessoas se afastam desse tipo de gente, pois ninguém quer se relacionar com ela porque sabe que no final não leva a melhor parte”, observa Meiry.

Porém, algumas atitudes ajudam a compreender quando a ambição deixa de ser uma atitude saudável e começa a prejudicar o ambiente de trabalho e a carreira do profissional. Veja quais.

Para ler a matéria na íntegra e ver quais atitudes podem prejudicar sua vida profissional, clique aqui.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: