Início > Carreira, Política e América Latina > Bolívia reclama saída para o mar ao Chile, que condiciona possibilidade à litígio com Peru

Bolívia reclama saída para o mar ao Chile, que condiciona possibilidade à litígio com Peru

O blog Notícias da América Latina está de volta! E o primeiro post fala da disputa territorial entre Chile e Bolívia, que vai sobrar até para o Peru. Leia abaixo.

Bolívia, Chile e Peru travam um tortuoso imbróglio territorial que tem tirado a tranquilidade da região nos últimos tempos – ao menos no nível diplomático. A Bolívia reivindica ao Chile uma saída para o Oceano Pacífico, enquanto que este vincula tal possibilidade a uma derrota peruana em um litígio na Corte de  Haia.

A discussão voltou á tona em janeiro, quando o presidente Evo Morales pediu, durante encontro da Comunidade dos Estados Larino-americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE), alguma “ação solidária” que atendesse os reclames de seu país ante o Chile. O boliviano chegou a declarar que “não haverá integração possível” se este problema não for resolvido.

Acontece que esta demanda remonta ao século XIX, quando a Bolívia perdeu uma guerra contra o Chile e a um tratado de 1904 que regulou a questão e pôs fim ao conflito. A Bolívia argumenta que o vizinho viola o tratado e as relações entre os dois países estão suspensas desde 1978 em nível de embaixadores.

O texto completo você confere no blog Notícias da América Latina!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: