Início > Crônicas > Tour de compras e histórico

Tour de compras e histórico

Segunda-feira é sempre um dia complicado em qualquer cidade do mundo, creio eu. A maioria dos locais de visitação se quedan cerrados el lunes e faltam opções de passeio. Mas a gente sempre dá um jeito. Fomos atrás do tal roteiro de compras que tanto se fala daqui. Começamos o passeio pela avenida Córdoba, com muita caminhada e a constatação de sempre: os tais outlets e lojas não têm nada de barato. É preciso andar e andar e pesquisar e pesquisar para encontrar algo. Como não era muito nosso objetivo, ficamos mais no passeio. Só comprei umas bermudas por necessidade mesmo e porque comprava duas e ganhava a terceira de regalo.

El Ateneo

El Ateneo

Depois, rumamos para o famoso El Ateneo, a livraria instalada dentro de uma antiga casa de espetáculos, como é possível ver facilmente na foto. Um lugar maravilhoso, muito bonito e com livros dos mais diversos. E uma trilha sonora ótima: tango e canções clássicas argentinas. Saí com “Ficciones” de José Luis Borges, só para não sair de lá de mãos abanando e para ajudar a praticar o meu combalido espanhol.

Dali fomos à calle Florida, una peatonal típica, como a rua Direita em São Paulo ou  a XV de Novembro em Curitiba, com lojas e mais lojas e gente demais e cambistas e vendedores de rua e mendigos e turistas, toda essa horda convivendo em um espaço por vezes apertado.

O fim da rua dá já no centrão de Buenos Aires, con Plaza de Mayo, Casa Rosada etc. Mas atravessamos tudo isso para conhecer um pequeno e curioso Museo de la Ciudad, com ambientaciones de cuarto y oficina antíguas e uma exposição de chapéus e perucas cômica. O museu fica num quarteirão bem antigo, com edificações do século XIX, igrejas, bares etc.

Próximo dali, tomamos el SUBTE na Plaza de mayo sentido Congreso Nacional. Já passavam das seis e o trem enchia, enchia. Trem de madeira, inclusive, parece que vai desmanchar na próxima curva – e como tem curva o metrô daqui, é um tal de nego “dançando” no corredor.  Mas conseguimos descer e nos deparamos com a imponente e belíssima edificação do Congresso, lindo demais. E sempre com as torres na frente, assim como a Catedral, as faculdades de Derecho e de Ingeniería, numa clara alusão europeia, especialmente grega.

À frente do Congresso tem uma praça ampla e bonita, onde as pessoas conversam, passeiam com seus cães, tomam mate, as crianças brincam… mendigos ficam por ali sem opressão policial. E, no entorno da praça, um trânsito infernal. Curioso tais coisas distintas conviverem normalmente aqui. E dá uma tristeza refletir que em São Paulo os espaços públicos estão cada vez mais abandonados pela população, que vive cada vez mais desconectada com a sua própria cidade. E isso é ainda mais acentuada no centro, que expulsa cada vez mais moradores das residências e das ruas da cidade.

Congresso Nacional visto do edifício Barolo

Congresso Nacional visto do edifício Barolo

Bem, como estamos aqui para passear e não para ficarmos deprimidos, volvemos con energía ao passeio máximo do dia: o edifício Barolo, com uma visita guiada para conhecer o prédio inspirado na Divina Comédia de Dante Alighieri. O benemérito argentino achou que poderia abrigar a obra de Dante no prédio – numa época em que se achava que a Europa ia ser varrida pela guerra- e em 1919 mandou construir o prédio que é dividido em inferno, purgatório e céu. A visita é ótima, fomos até o topo do edifício, onde fica o farol que serviria para guiar os barcos que chegassem pelo Rio de la Plata. Um passeio que vale a pena.

À noite, mortos de cansados – tá ficando cada vez mais difícil passear por aqui, hehehe – decidimos ir até uma pizzaria aqui perto. Lá, provamos uma pizza de jamón deliciosa e consegui comer novamente una porción de fugazzetta. Que delícia isso! A Patricia experimentou o fernet com coca, bebida tradicional local. Só que é ruim demais! Parece remédio e tem que por muita Pepsi e muito gelo para ficar razoavelmente aceitável! hehehe… Ainda bem que fui no chopp.

Pizza de jamón y queso, exquisita!!!

Pizza de jamón y queso, exquisita!!!

Bem, chega de papo. Hora de ir a la calle! Hasta!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: