Santuário de Santa Edwiges recebe 45 mil pessoas*
O Santuário Santa Edwiges recebeu na terça-feira (16) no Sacomã (zona sul) quase 45 mil devotos da padroeira dos pobres e endividados.
O casal de namorados Paulino Geraldo Alves, 20 anos, e de Raissa Martins, 20 anos, foi a uma das sete missas do dia para agradecer. “Eu estava com 20 prestações do carro atrasadas, mas saí do serviço e paguei tudo. E logo arrumei outro trabalho, nem precisei pegar seguro-desemprego”, conta Paulino, que agradeceu também o apartamento da prefeitura que saiu após cinco anos de obras atrasadas. “A chave já tá na mão”, conta, aliviado. Raissa, que perdeu o emprego há duas semanas, conta com a intercessão da santa para conseguir um novo trabalho.
O motorista Rovílson de Oliveira, 48 anos, pediu ajuda à santa. “Um cliente me passou um cheque furado de R$ 1.300,00 e não consigo receber. Meu carro foi roubado mês passado e não consigo acionar o seguro porque tenho multas que não sei como vou pagar”, diz.
A Sebastiana de Campos Antoniassi, 73 anos, visita o santuário há 30 anos para agradecer uma graça alcançada. “Eu tinha um tumor no útero que quando tiraram explodiu. Mas ficou um nylon dentro de mim na cirurgia que gerou feridas no corpo. Eu vim à igreja, o padre abençoou e quando eu cheguei em casa o nylon saiu inteiro”, afirma.
Santa Edwiges viveu no século 12 e usava a sua riqueza para pagar a dívida e libertar as pessoas da prisão. “Como a santa ajudava as pessoas com o que ela tinha, a mensagem é de que hoje nós podemos ajudar as pessoas mutuamente para que todos vivam num mundo melhor”, afirma o frei José Alves de Melo Neto, do Santuário de Santa Edwiges.
*matéria publicada no Agora São Paulo do dia 17.10.2012. Aqui está a primeira versão, não plenamente editada, e maior daquela original publicada no jornal.