Início > Carreira > Orientação vocacional ajuda quem está na dúvida

Orientação vocacional ajuda quem está na dúvida

E, no encerramento das publicações do caderno especial sobre profissões que fiz para o jornal Agora São Paulo, do Grupo Folha, o texto de hoje trata da orientação vocacional como ferramenta auxiliar na busca por uma profissão, e o que a pessoa pode fazer por si só para encontrar o seu próprio caminho.

ESCOLHA CERTEIRA

ORIENTADORES VOCACIONAIS DÃO SUGESTÕES PARA QUEM AINDA NÃO DECIDIU SUA PROFISSÃO

A adolescência é uma fase da vida que surgem várias dúvidas, ao mesmo tempo em que algumas decisões precisam ser tomadas. Isso fica evidente na escolha da profissão. É preciso, portanto, tomar alguns cuidados para evitar caminhos que possam causar arrependimento.

“Mesmo a pessoa tendo uma ideia do que quer fazer, ela precisa ampliar as possibilidades de escolha. Ela deve refletir bem, definir os objetivos de vida e se informar sobre as profissões”, afirma Regina Sonia Gattas do Nascimento, coordenadora de Orientação Vocacional da Clínica de Psicologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica).

A consultora Maria Cândida Baumer de Azevedo, da People & Results, acredita que as pessoas devem investir no autoconhecimento e também em ouvir as pessoas. “Procurar saber delas o que faz bem, o que deve melhorar e ser maduro o suficiente para assimilar a resposta”, defende.

O orientador vocacional pode ajudar os jovens indecisos. “Às vezes a situação é bem clara, mas a pessoa não consegue ver. Então, a visão de alguém de fora pode esclarecer. Hoje em dia a internet tem muita coisa, mas também pode se tornar num mar de bobagens se você não souber procurar. Nós orientamos a buscar as respostas”, pondera Paulo Motta, coordenador de Orientação Profissional da UNESP (Universidade Estadual Paulista) de Assis (434 km de São Paulo). (Rodrigo Herrero)

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: