Início > Carreira > Mais um frila da série…

Mais um frila da série…

Mais um post especial publicado hoje para o www.blogeducacao.org.br e que compartilho aqui no meu blog.

capao_bonito

Apoio à gestão ajuda a obter verba para a construção de creche em Capão Bonito

A persistência e a união de esforços podem render muitos frutos. Exemplo claro está em Capão Bonito (SP), que fica a cerca de 220 quilômetros de São Paulo. A cidade, após muito trabalho, foi contemplada com verba do Plano de Ações Articuladas – PAR, destinada pelo Ministério da Educação – MEC, para a construção de uma creche em um bairro carente. E a atuação da frente de apoio à gestão do Parceria Votorantim pela Educação – PVE pode ser apontada como um dos fatores importantes nesse processo, por sua atuação junto à Secretaria Municipal de Educação – SME, prestando suporte na elaboração dos processos necessários para obter o recurso tão sonhado.

Mas para alcançar esta realidade a luta foi árdua. Até 2011, nenhum dos pedidos feitos pela secretaria passaram pelo crivo do MEC. “O que a secretaria contou muitas vezes é que não havia nem um retorno por parte do Ministério de o porquê o projeto não ter sido contemplado”, lembra o mobilizador Israel Batista Gabriel, da Fíbria de Capão Bonito. Tanto que o objetivo de construir cinco creches via recursos do PAR acabou sobreposto por outra verba federal, vinda do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, que chegou mais rápido e permitiu a construção de três creches.

A iniciativa ganhou impulso quando a prefeitura criou um comitê – com dez pessoas – responsável por cuidar da elaboração do PAR. Além disso, ocorreu um forte trabalho da frente de gestão pública do PVE, focado em prestar consultoria e suporte para a realização dos diagnósticos sobre a situação educacional, necessários para cumprir as exigências do MEC e obter a verba.

Resultado da ação conjunta: a aprovação de quase R$ 600 mil do PAR para a construção de uma creche no Bairro Boa Esperança, local da periferia da cidade que se formou ao redor de um antigo lixão. Hoje, as casas de madeira deram lugar às de alvenaria, existe água e esgoto, e o lixão foi desativado “É importante essa aprovação porque a população desse bairro é muito carente e a creche deverá ser o primeiro prédio público do local”, afirma Alexandrina Citadini, supervisora de ensino e responsável pela elaboração do PAR em Capão Bonito. A primeira parcela para a construção da creche já está na conta da prefeitura, que deverá começar os trabalhos em breve.

“Trabalhamos com duas frentes no PVE: a frente de mobilização e também a de apoio à gestão. Na mobilização, você vê facilmente o resultado: a pessoa propõe a ação, realiza e o retorno aparece logo. Agora, no apoio à gestão, às vezes, as coisas acontecem em longo prazo, porque é um processo mais burocrático. E isso aconteceu muito rapidamente: a SME tinha dificuldade do retorno do MEC e, em um ano, teve um resultado muito bom. Para a gente, é muito compensador saber que trabalhos como esse junto à secretaria dão resultados”, finaliza Israel.

Saiba mais!

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb: fundo que financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos.

Plano de Ações Articuladas – plano que articula municípios e federação, propondo ações na área da Educação que visem a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Indeb. O PAR é operado por um sistema informatizado que armazena todas as ações que o governo propõe para a destinação de verbas, tais como capacitação e formação de professores, aquisição de materiais, reforma, construção e transporte.

Colaborou Rodrigo Herrero / Blog Educação

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: