Início > Carreira > Mais uma matéria especial sobre educação

Mais uma matéria especial sobre educação

Mais um post especial elaborado semana passada para o www.blogeducacao.org.br e que compartilho com vocês aqui no meu espaço-blog-cantinho.

Sobral (CE) mobiliza jovens para discutir a evasão escolar

sobral_interna

Trazer de volta o interesse do jovem pela escola. Este é o grande desafio do Brasil, que apresenta índice de evasão escolar próximo a 10%, segundo dados do Censo Escolar 2011. No Ceará, essa taxa alcança 11,5%. A pesquisa aponta que esse percentual permanece alto devido, principalmente, à evasão escolar dos alunos do ensino médio.

A cidade de Sobral (CE), apesar de apresentar números bastante positivos no que se refere ao ensino fundamental, sofre, como o resto do País, com a evasão escolar. Para reverter esse quadro, a comunidade local buscou uma solução simples, porém inovadora, em uma iniciativa do Parceria Votorantim pela Educação – PVE: ouvir dos próprios jovens o porquê da queda do interesse pelos estudos e o que eles gostariam que fosse feito para retomar o prazer pela escola. O objetivo era entender os fatores que levam a instituição a não conseguir manter os jovens estudando e, assim, evitar a evasão.

Para isso, será criado um questionário que procurará entender quais são as principais necessidades desses jovens, bem como as dificuldades de seguir com os estudos. “Queremos que esse levantamento nos dê embasamento para a descoberta do ponto mais frágil na questão da evasão escolar. A partir daí, poderemos debater com a Secretaria de Educação do Estado e ver o que pode ser feito para evitar essa evasão”, explica a mobilizadora Rosa Lourdes Carneiro Paula, da Votorantim Cimentos de Sobral.

Durante o planejamento dessa ação na cidade cearense, várias hipóteses foram levantadas quanto às causas do desinteresse do estudante pela escola. Uma delas estaria na alta temporada turística em Fortaleza, concentrada no final do ano, que poderia fazer com que muitos jovens fossem até a capital do Ceará em busca de emprego. “Trata-se de um esforço para diagnosticar as causas que levam à evasão escolar e investigar de forma mais aprofundada naquela região, em busca de alternativas que possam atender as demandas juvenis”, observa Gisele Porto, coordenadora de Articulação e Mobilização Social do Comunidade Educativa – CEDAC.

O Parceria Votorantim pela Educação está estruturado em quatro ciclos, encontros que têm início com uma rodada de reuniões com os grupos de mobilização e de gestão pública. O ciclo 2, trabalhado no momento, tem por lema “Todo dia é dia de criança na escola” e está conectado com o ciclo seguinte, que irá abordar o tema “Conselho é de todos para todos”. É, justamente, neste ponto que uma nova etapa do projeto deve ser iniciada. “Após os resultados do questionário, vamos fazer a sensibilização do grupo de gestores da secretaria para que autorizem o debate com os alunos”, diz Rosa. “No ciclo 3, vamos trabalhar com os conselhos escolares e decidimos convidar o jovem a participar das reuniões, para que ele fale de seus anseios e para que possamos debater o gosto pela escola. Alguns já participam, mas queremos que outros mais façam parte, uma vez que isso dá resultado”, complementa Rute Souza, consultora do PVE em Sobral.

Ao ampliar a discussão para o jovem, a iniciativa espera que haja uma mobilização da cidade não apenas na questão da evasão escolar, mas em prol da própria educação. “Como o quarto ciclo é direcionado para a comunidade, queremos levar as propostas dos jovens às pessoas, para que os desejos deles sejam encampados pela população e ajudem a melhorar a escola”, afirma Rute. A expectativa é que a ideia seja posta em prática a partir de agosto, quando começa o próximo ciclo.

Colaborou Rodrigo Herrero / Blog Educação

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: