Início > Carreira > Um frila…

Um frila…

Estou colaborando para o www.blogeducacao.org.br por uns tempos e hoje foi postado uma matéria por lá. O blog, ligado ao Instituto Votorantim, divulga ações de mobilização pela educação em várias cidades pelo Brasil. É um trabalho diferente dos que eu já fiz, mas gostei, é bacana. Espero que gostem.

Mobilizadores articulam estratégias de ação em Barra Mansa, Resende e Itapeva

barramansaA mobilização social pela Educação motiva o planejamento e a adoção de diversas estratégias e ações por parte dos municípios que integram o Parceria Votorantim pela Educação – PVE. Nesse sentido, Itapeva (SP), Barra Mansa e Resende (RJ) realizaram várias atividades com o intuito de conscientizar diretores, professores, pais e alunos sobre a importância da educação e do acompanhamento familiar nos estudos dos filhos. O trabalho dos mobilizadores também foi fundamental para divulgar o concurso Tempos de Escola, promovido pelo Instituto Votorantim, que recebeu mais de 6 mil redações de alunos de escolas públicas de todo o Brasil.

Na cidade de Barra Mansa, o PVE encontrou na articulação de parceiros uma forma de ampliar a disseminação tanto do tema do acompanhamento escolar quanto do concurso. Foram mapeados grupos organizados no município, como a Federação das Associações dos Moradores de Barra Mansa – Fambam e o projeto Música nas Escolas, que tem grande amplitude na rede de ensino local e é apoiado pela Votorantim. “Na reunião com os coordenadores do projeto Música nas Escolas, conseguimos uma abertura para reforçar a divulgação do concurso Tempos de Escola nas salas de aula, via musicalizadores, além do contato com a Coordenadoria Regional de Educação Estadual. Já na reunião com os líderes da Fambam, sentimos um grande interesse dos participantes em levar a causa do Parceria adiante, inclusive divulgando o concurso e conversando em suas comunidades sobre a importância da participação dos pais na vida escolar de seus filhos”, conta a mobilizadora Patrícia Seixas Dia, da Votorantim Siderurgia de Barra Mansa.

E essa mobilização foi possível graças à parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação – SME, que recebeu a Patrícia e toda a equipe que participa ativamente do PVE, colocando-se à disposição para auxiliar na execução do projeto. O convênio foi o que permitiu a articulação de um encontro dos mobilizadores com os diretores de escolas da cidade. “Fizemos uma reunião muito produtiva com os diretores escolares sobre ‘Acesso e permanência dos alunos na escola’. Conseguimos reunir cerca de 40 diretores de escolas municipais para discutir o tema do ciclo 2”, comemora Patrícia. O Parceria Votorantim pela Educação está estruturado em quatro ciclos, encontros que têm início com uma rodada de reuniões com os grupos de mobilização e de gestão pública. O ciclo 2, trabalhado no momento, tem por tema “Todo dia é dia de criança na escola”.

Mobilização eficaz

Em Itapeva, o boca a boca foi a estratégia utilizada para motivar a comunidade e a escola quanto à importância da presença da família no desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes.  A divulgação começou na própria fábrica, com o intuito de sensibilizar as pessoas a respeito da valorização da escola e para mobilizá-las para a atuação presencial.

itapevaOs voluntários vão junto com os diretores da escola e distribuem o material. Esse ano, entregamos um imã que orienta e incentiva os pais, de uma forma instrutiva e divertida, com mensagens como ‘eu participo do grupo escolar do meu filho’, ‘leio os recados no caderno do meu filho’. A recepção é sempre muito boa”, afirma o mobilizador Mário Sérgio Moraes Rosa, da Votorantim Cimentos de Itapeva.

A receptividade também foi muito boa em Resende. Foram realizadas duas apresentações nas reuniões mensais que a SME promove para os gestores escolares. Os mobilizadores se reuniram na Casa dos Conselhos do município, com líderes comunitários de várias entidades da sociedade civil, para apresentar o PVE e distribuir materiais para a multiplicação do projeto nas comunidades. E a ação de conscientização escolar foi abraçada, inclusive, pela secretária de Educação, Rosaly Gonçalves de Azevedo. “A secretária realiza palestras itinerantes nas escolas, voltadas para os pais. Entre os temas abordados está a importância da participação da família no processo educacional e também do acompanhamento do desempenho escolar dos filhos. Foram disponibilizados adesivos como materiais de apoio para essas palestras. Tudo isso contribuiu fortemente para o sucesso das ações do nosso projeto em Resende”, comenta a mobilizadora Maira Soares, da Votorantim Siderurgia de Resende. A etapa seguinte é fazer com que os pais participem cada vez mais desse projeto. “Há uma tendência dos pais em ‘terceirizar’ a educação dos filhos, passando essa responsabilidade para a escola. Porém, os pais precisam tomar para si essa responsabilidade. Só assim poderão cobrar efetivamente melhorias dos poderes públicos”, completou Maira.

Resultados

Os resultados das ações adotadas pelos mobilizadores se apresentam cada vez mais positivos, tanto no interior paulista quanto no carioca. “Obtivemos um retorno de que os melhores resultados estão nas escolas em que os pais participam das reuniões e da Associação de Pais e Mestres. Enfim, eles estão aprendendo que a vida escolar não consiste em apenas deixar o aluno sob os cuidados dos professores; a escola complementa a educação que vem de casa”, relata Mário Sérgio.

A participação ativa da comunidade de Itapeva aconteceu durante o concurso Tempos de Escola. “Esse ano, tivemos uma participação maior. Em outra edição, uma escola da cidade recebeu o prêmio e esse exemplo despertou o interesse dos alunos em ganhar. Então, em números iniciais, alcançamos 165 redações, este ano, e estamos próximos de um aumento de 15% em relação a 2011”, diz.

DSC09058Em Resende, um obstáculo não foi suficiente para impedir que as redações fossem inscritas no concurso. “Notamos que muitos alunos e escolas não tinham acesso à internet, o que representava uma dificuldade para a realização das inscrições. Por isso, resolvemos criar uma ficha cadastral baseada na disponibilizada pelo Blog Educação. Nela, o aluno poderia preencher todos os dados necessários e escrever sua redação”, conta Maira.

Com a ficha em mãos, as estagiárias de Comunicação, Camila Pristo e Marcela Cerqueira, entraram em contato com a direção de escolas municipais e estaduais para explicar a iniciativa e agendar uma visita para incentivar a participação dos alunos no concurso Tempos de Escola. Foram recebidas 158 redações através das fichas, que foram digitadas e encaminhadas, além das inscrições realizadas diretamente no blog.

“A visita que fizemos às escolas permitiu perceber de perto a dificuldade dos alunos. O contato direto com eles foi muito válido, porque vimos o interesse em participar. Em cada redação existe uma história de vida. As crianças mais novas escreveram quase que um conto de fadas para falar da escola dos sonhos. Foi muito prazeroso vivenciar de perto este projeto”, lembra Marcela Cerqueira. “Quando recebemos as redações e começamos a digitar, nos deparamos com crianças completamente sonhadoras e com uma revolta que significa, na verdade, o medo de não ter as oportunidades desejadas. Apesar de todas as reclamações, eles gostam da escola, dos amigos, dos professores e acreditam que uma reforma motivaria a todos”, completa Camila Pristo.

Obstáculos ultrapassados, as estratégias de divulgação adotadas pelas esquipes do PVE em Resende, Barra Mansa e Itapeva surtiram efeitos animadores, justamente porque alcançaram o objetivo maior do projeto: mobilizar todos os setores da sociedade em prol da qualificação da Educação. “A receptividade em Resende foi muito boa entre os líderes comunitários e, quando fomos às escolas, muitos alunos, professores e diretores manifestaram já ter conhecimento do projeto através dessas lideranças”, explica Maira Soares.

Colaborou Rodrigo Herrero / Blog Educação

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: