Início > Notícias > Cidadania e memória em Ermelino Matarazzo

Cidadania e memória em Ermelino Matarazzo

Salão cheio durante apresentação do projeto Face Leste

Salão cheio durante apresentação do projeto Face Leste

Post escrito originalmente para o Blog da Bonita

Na noite desta sexta-feira a equipe da Bonita Produções visitou a Igreja São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo, para apresentar o projeto Face Leste. O encontro aconteceu na Escola de Cidadania da Zona Leste, um curso semanal que recebe professores e estudiosos para conversar e levar conhecimento aos moradores.

O salão embaixo da igreja estava lotado, com pessoas de diversas regiões da Zona Leste. Após os informes tradicionais do curso, o jornalista Mauro Proença – que participou do livro contando a história de Ermelino Matarazzo e nos convidou a participar do encontro – fez a apresentação da nossa equipe. Após uma breve introdução do projeto, partimos para o documentário. Foi muito gratificante perceber as reações do público, as gargalhadas, os comentários, os sorrisos, bastante interessados na memória da Zona Leste.

Ao final da exibição, foi aberto o debate, um momento muito rico. Por mais de 40 minutos, as pessoas questionaram, opinaram, solicitaram, enfim, compartilharam as suas experiências com a gente. Foi um gostoso bombardeio no qual não nos furtamos em responder. O que abriu espaço para contar curiosas histórias sobre a pesquisa e a produção, tanto do livro quanto do vídeo, histórias que surgiram a partir da narrativa dos presentes, que compartilharam suas experiências.

No fim, todos levaram para casa algumas cópias do livro para proliferar esse trabalho nas regiões onde moram e atuam.

Esperamos que esse encontro seja um pontapé para esse grupo também ir atrás de sua história. Conhecer o seu passado é reconhecer-se no lugar onde vive e municiar-se de ferramentas de conhecimento para modificar o presente.

E as exibições continuam

No dia 04 de maio estaremos na Cinemateca Brasileira, na Vila Mariana, às 20h30, para a grande exibição do Face Leste, a primeira em um cinema. Não perca essa chance de assistir a um registro vivo de uma São Paulo tão atual. E no dia 05, voltamos à Zona Leste, no Memorial da Penha, onde vamos levar livros e debater a memória e a história da querida ZL. Mais informações, clique aqui.

Anúncios
  1. 14/08/2012 às 9:59 PM

    Olá! bacana esses encontros e bate papo com o pessoal de nossa querida Zona Leste.
    afinal de contas sou morador da região de Ermelino Matarazzo.
    Ainda não tive a oportunidade de fazer parte de algum encontro, mas logo quem sabe! Eu esteja no próximo evento.

    Curtir

    • rodrigoherrerolopes
      15/08/2012 às 9:01 AM

      Oi Bruno. Os debates realmente foram ricos e interessante. Mas, infelizmente, as apresentações do Face Leste se encerraram. Mas você pode ter acesso ao livro e ao documentário no site do projeto: http://www.faceleste.com.br. Um abraço.

      Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: