Início > Notícias > Detalhes sobre o documentário Face Leste

Detalhes sobre o documentário Face Leste

Post publicado originalmente em: http://bonitaproducoes.wordpress.com/2011/12/13/detalhes-sobre-o-documentario-face-leste/.

Olá amigos. Voltamos com mais um post no Blog da Bonita, agora para falar especificamente sobre o documentário Face Leste. Se o livro procura focar o ponto de vista histórico da Zona Leste, ainda que contenha o depoimento de moradores e sua relação com os bairros da região, o documentário procura apresentar fragmentos e impressões a respeito da face leste da cidade, sob uma perspectiva poética. Para isto, parte exclusivamente do olhar das pessoas que ajudaram a construí-la e que demonstram um carinho todo especial por ela. E o nome do projeto surge justamente por se tratar de um recorte sobre a face leste do rosto de São Paulo.

“O documentário é uma produção sinestésica, de sentidos. O objetivo das entrevistas foi o de entender a experiência das pessoas e a partir das suas próprias experiências. Então quando eu entrevisto a mulher do Brás, eu não estou preocupado com a fundação do Brás, eu quero entender a relação dela com o Brás, mas, principalmente, com a Zona Leste. E a gente percebe é que essa relação é uma relação local. Muitas vezes quando as pessoas falam, elas tratam a Zona Leste como um bairro, não apenas como uma região. A visão deles é restrita ao bairro, aquele espaço onde eles moram, é por isso que a maioria demonstra um extremo carinho. O documentário, podemos dizer, é uma viagem que faz um retrato sensível e emocional da Zona Leste de São Paulo”, explica o diretor do documentário, Daniel Reis.

A pesquisa de personagens dos bairros ocorreu de várias formas. A primeira delas caminhou em parceria com o livro, em uma fase em que ambos os processos foram desenvolvidos em conjunto, com as pesquisas de campo do livro sendo acompanhadas e observadas pela equipe do documentário. Com isso, alguns dos entrevistados garimpados na fase inicial da pesquisa do livro acabaram sendo incorporados na produção do vídeo. Outros foram conseguidos em incursões pelos bairros ou por meio de indicações de amigos, associações de bairro, ou mesmo com o auxílio de ONG’s.

“A gente buscou personagens que falavam com o coração, que não se prendessem a uma teoria, que pudessem agregar sentimento e tivessem desenvoltura. E Guaianases é uma das histórias mais legais, que tem no centro o seu Benedito, que demonstra a força da comunidade. No local existia uma favela com umas casas, que acabaram sendo retiradas e o terreno, gigante, virou um lixão. E como naquele lugar não havia lazer nem qualquer outra infra-estrutura, as pessoas se uniram, limparam o lixão e o transformaram em um campo de várzea. Hoje lá têm campeonatos e também o local se tornou também um espaço de convivência entre os moradores daquela comunidade. Eles viram beleza onde não existia”, finaliza Daniel Reis.

Ainda esta semana traremos outro post tratando sobre o documentário Face Leste, mas de uma perspectiva mais imagética e estética do vídeo. Não perca!

E não se esqueça: sábado, dia 17, às 20h, na Capela São Miguel Arcanjo, o lançamento do livro e do documentário Face Leste!!!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: