Início > Fotografia > Um passeio pelo centro

Um passeio pelo centro

Páteo do Colégio visto de outro ângulo numa tarde de carnaval

Morar no centro de São Paulo tem vantagens e desvantagens ao mesmo tempo ambíguas. Enquanto a balbúrdia e algazarra imperam na região à noite, de dia o sossego é tanto que parece estarmos em uma cidade-fantasma. É possível até caminhar por ruas que, nos dias úteis, são perigosas, movimentadas, barulhentas, estressantes, mas, em um feriado, transformam-se em calmaria, vazio, silêncio.

Foi o que fiz na última terça-feira de carnaval, para mostrar um pouco do centro à minha namorada de São Bernardo do Campo, que quase nada conhece destas bandas. Estava um calor dos diabos e a maioria dos edifícios históricos estavam fechados, mas como o sossego imperava pelas calçadas, ruas, prédios públicos, comércio, sem turistas, ambulantes, trabalhadores, nem mendigos quase haviam na rua, dava para sentir uma paz difícil de conseguir por aqui.

Saímos da região da República e passamos pelo Anhangabaú, Viaduto do Chá, Praça do Patriarca, rua Direita, Praça da Sé, Praça João Mendes, Liberdade (essa sim, bem movimentada, mas divertida, até para mim que não gosto da cultura japonesa), Páteo do Colégio, São Bento, Vale do Anhangabaú e volta pra casa.

O ponto alto, além da Liberdade, aberta aos turistas e aos orientais, foi a praça João Mendes, mas não por seu Fórum Judiciário e sim pela padaria  Santa Teresa na pracinha ao lado, aberta no feriado, com a tradicional torta salgada, de frango, palmito ou mista (frango e palmito), uma delícia, verdadeira refeição devido a seu tamanho considerável. Ambiente com ar condicionado no “talo”, amenizando e muito o calor extremo que estava lá fora. Recomendo quem estiver de bobeira um dia pelo centro, passar nesta padaria para comer essa torta, vale o passeio e recheia o estômago.

Gosto de passar pelo Páteo do Colégio. E essa foto, de outro ângulo, dá mais importância ao monumento á sua frente e à Secretaria da Justiça, além do calor e do azul do céu que saltam a foto. Sem falar que cumpre seu papel por ilustrar bem como estava o centro na terça-feira carnavalesca. Vazio. Até a semana!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: