Início > Notas > Passeio pela Serra do Mar

Passeio pela Serra do Mar

Olá.

Passo aqui pelo blog hoje para dar uma dica para este fim de ano, um passeio pelo Parque Estadual da Serra do Mar. É um programa que sempre tive vontade de fazer, conhecer a Estrada Velha de Santos, a natureza da Serra do Mar, e é muito bom saber que tem um roteiro planejado e indicado para turistas.

São oito quilômetros de caminhada, subida ou descida, dependendo do trajeto que você escolher. Diante disso, acredito que deva ser necessário um mínimo de preparo físico para completar o percurso sem maiores percalços, ainda mais com o calor que tem feito na região metropolitana de São Paulo. Mas o cenário e a proximidade com a natureza e com monumentos históricos que contam um pouco do passado da estrada São Paulo-Santos devem valer a pena!

Pretendo fazer esse passeio em janeiro, quem sabe, quando as coisas acalmarem. Aí trarei relatos e fotos sobre este programa que parece ser bem divertido! Mas para satisfazer a curiosidade de todos, publico o link para algumas fotos do percurso pelo parque. As imagens são simplesmente maravilhosas! Clique aqui para vê-las.

Também colo o texto abaixo, retirado do blog Um Olhar pela Cidade: que me informou sobre esse passeio, após dica enviada pelo twitter de @spmetropole.

“Um passeio bastante interessante para quem gosta de andar e andar muito é visitar o Parque Estadual da Serra do Mar que está entre os municípios de São Bernardo do Campo e Cubatão, na Serra do Mar.

São 8 km da antiga Estrava Velha de Santos – uma das rodovias mais nostálgicas de todo o Estado – e o ponto de partida pode ser em qualquer um dos  dois municípios. Quem pensa que iniciando por São Bernardo, pegando só descida é menos cansativo, ledo engano, porque nos últimos dois quilômetros a descida é bem íngreme. Segundo um funcionário do parque, a subida por Cubatão talvez seja um pouco mais cansativa, mas não força tanto as pernas.

No trajeto belos monumentos tombados pelo Condephaat: São construções em pedra construído em 1922, em comemoração ao centenário da Independência, como o Pouso de Paranapiacaba, o Rancho da Maioridade, o Belverde e a calçada do Lorena a primeira via de acesso entre a Capital e o Litoral.

Os visitantes também tem a oportunidade de apreciar detalhes de uma das mais ricas biodiversidade do planeta – a Mata Atlântica – com muitas flores e uma vegetação exuberante e com inúmeras quedas d’água e paradas com água potável para consumo.

O parque é administrado pela EMAE – Empresa Metropolitana de  Águas e Energia. Os passeios precisam ser agendados pelo telefone 11-3333-7666 e custam R$15,00 (quinze reais) nos finais de semana. Estacionamento para 200 carros e acesso pela Via Anchieta/Riacho Grande/Rodovia Indio Tibiriça”.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 27/11/2009 às 12:13 AM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: