Início > Fotografia > Saudade do Rio…

Saudade do Rio…

Imagem vista do Cristo Redentor - Rio de Janeiro - RJ - 17.08.09

Imagem vista do Cristo Redentor - Rio de Janeiro - RJ - 17.08.09

De volta com a seção Fotografia, quero compartilhar com vocês uma saudade. Sinto falta do Rio. Não é por causa dessa coisa de Rio-2016 e todo esse alvoroço relacionado às Olimpíadas que, realmente, fazem sentido. Talvez até seja. Ou o fato de um amigo comentar que talvez fosse para lá no feriado (nem sei se ele foi mesmo) visitar o pai que reside em Niterói. Ou ainda ler informações no twitter de companheiros jornalistas que estão na cidade a trabalho ou a passeio.

A verdade é que em um intervalo de um ano e dois meses eu fui umas quatro vezes para lá e já faz um ano e três meses que não visito a antiga capital do Império. E nesse fim de semana bateu uma saudade imensa de pousar no simpático Santos Dumont com aquele visual belo da ponte Rio-Niterói, o mar e o aeroporto, um pedaço de terra naquela água todo. Uma melancolia de andar por seus calçadões, de visualizar seus cartões-postais, de pegar o bondinho à Santa Teresa, da noite na Lapa, de pegar o metrô e descer a uma quadra da praia de Copacabana (isso sim é que é metrô útil!). Caminhar pelo centro até o ponto de ônibus, rever uma grande amiga, ir para a praia, tomar cerveja naquele calor de mater no verão, que proíbe que se ande sem camisa, sem um protetor fantástico. Andar por seus morros, tomar o metrô em Del Castilho, passar por Inhaúma de lotação e reverenciar toda a zona norte, onde mora o verdadeiro trabalhador carioca, eternamente abandonado (até no projeto olímpico).

Ah, o Rio. Difícil um paulistano admitir isto, ainda mais um orgulhoso da terra da garoa como eu, amante desta paulicéia desvairada, bela, amalucada, barulhenta. Mas escrevo estas linhas sem pudor: o Rio, apesar de tudo, de sua desigualdade monstro (mais na cara das pessoas que em São Paulo, onde a desigualdade é mais segregada, territorialmente falando), é uma cidade fabulosa, não sem motivo, cidade maravilhosa. Um lugar que me faz acreditar ainda ser possível. Rio: saudade de você. Espero reencontrá-lo em breve. Boa semana a todos.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: