Início > Notas > Quem tem medo do pré-sal?

Quem tem medo do pré-sal?

O pré-sal é um tema que tem sido muito abordado na imprensa tradicional, devido ao anúncio, anteontem, do governo Lula quanto ao marco regulatório para a exploração do pré-sal.

A crítica é que se trata de um modelo “estatizante”, sendo que aí cabe o ponto de vista que se queira colocar a respeito. Estatizante pode ser positivo se o objetivo é utilizar a renda para beneficiar os mais pobres e se é para impedir que empresas petrolíferas estrangeiras explorer o petróleo brasileiro em troca de migalhas, caso do sistema de concessão que a Folha Tucana e o resto da direita insiste em defender.

A proposta de Lula é centralizar na Petrobras – e quiçá criar a Petrosal para administrar especificamente a região recém descoberta – o controle da região e de seus dividendos, por meio do sistema de partilha. A batalha agora será no Congresso, em que a oposição tentará bloquear a forma proposta pelo governo. Aguardemos, pois.

Enquanto isto, vale a pena ler texto do blog do Leandro Fortes, da revista Carta Capital, sobre o medo que a direita possui do pré-sal.

Para ler a brilhante análise, clique aqui.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: