Início > Carreira > O Rabisco voltou!

O Rabisco voltou!

Hoje venho para trazer uma novidade bem bacana. Depois de dois anos parado e após uma batalha enorme, a Revista Eletrônica de Cultura Rabisco está de volta ao ar: http://www.rabisco.com.br! Bem entendido, a novidade está ainda apenas no layout, refeito para a ferramenta WordPress, com o objetivo de qualquer pessoa poder atualizar e editar os conteúdos no site, o que, como vocês vão entender a seguir, é uma verdadeira revolução para este projeto.

Para quem não conhece, vou contar a história. O Rabisco existe desde 2002, quando Marcio Caparica (designer) e Marcel Nadale (jornalista), após uma cisão com seu grupo de recém-formados jornalistas na ECA/USP no projeto do site Quadradinho, decidem criar o Rabisco, um site de cultura pop, amplo a todas as vertentes de cultura e arte e independente, sempre aberto a colaborações de gente de fora, estudante de jornalismo, jornalista ou não, bastava escrever bem que podia entrar na edição. A jornalista e recifense Ana Lira, atual editora que nunca desistiu do projeto, era fã do Quadradinho e até conseguira colaborar em alguma edição, acabou sendo chamada para participar do Rabisco como colaboradora e convocou, inclusive, alguns outros jornalistas, como o gaúcho Marcelo Xavier.

Naquela época eu estava no segundo ano da faculdade, louco por um espaço para escrever, pois meus blogs já não me bastavam. Tomei contato com o projeto e perguntei a Ana (amiga de longa data que conhecia na internet por causa da Legião urbana) se poderia participar. Ela disse que sim, bastava mandar um texto para os editores (Marcel e Marcio) e aguardar. O problema é que àquela altura a minha escrita era confusa, fraca, complicada. Nem tinha tido Jornalismo ainda, pois cursei dois anos de Comunicação Social antes.

Daí aceitei o desafio, mandei alguns textos, que foram prontamente devolvidos com dicas para melhorá-lo. Ocorre que, quando você começa a escrever, tem muito zê-lo pelo seu texto, não admitindo mudá-lo em circunstância alguma. Claro que nisso vai uma certa dose de pretensão em achar que o texto está maravilhoso, o que nunca é verdade. Então passei alguns apuros, fiquei nervoso, gritava no msn com a Ana, que, calma e pacientemente, tentava me ajudar a entrar no esquema do Rabisco. Esquema, entenda-se, forma de trabalho deles.

Após alguns tropeços, textos revisados duas, três vezes, e um outro que nunca foi aceito, meu trabalho acabou sendo reconhecido e, aos poucos, fui fazendo parte do time. Depois de um longo tempo fui agraciado com uma coluna, chamada Caderno Zero, em homenagem a um projeto de site de cultura que esteve no ar entre 2001 e 2002, já nem me recordo ao certo, totalmente amador, em parceria com meu amigo Janderson Bueno, webdesigner nas horas vagas. Na verdade, a idéia de dar este nome foi da Ana, e eu concordei, pois é um nome legal.

Anos mais tarde, Marcel e Marcio saíram do site, resolvendo seguir suas carreiras, que o Rabisco estava atrapalhando, ainda mais por ser um projeto independente, ou seja, sem nenhuma remuneração. Outro webmaster foi chamado e a Ana assumiu a edição dos textos, tendo a mim como parceiro na edição e no trato com os colaboradores, sugestão de pautas, etc. Cheguei até a editar uma edição sozinho, devido a problemas da Ana, e aquela edição (as edições antigas não estão no ar, vamos publicar aos poucos novamente) foi um prazer incrível ter feito e uma responsabilidade sem tamanho. Sem falar nas coberturas da Mostra de Cinema  e Bienal do Livro em São Paulo, CINE PE e outros eventos em Pernambuco, em que tivemos contato com assessoria, fomos a eventos, mas também fomos barrados por sermos independentes, enfim, vivemos tudo que um veículo de comunicação pode viver. E foi o máximo.

Uma pena que o webmaster teve que sair – editar o antigo Rabisco era complicadíssimo, perdia-se muito tempo – e aí as coisas começaram a ficar difíceis, pois encontrar um webmaster que fizesse um trabalho quinzenal daqueles de graça era quase impossível. Tivemos ainda um outro, mas que não ficou muito tempo e, no meio de 2007, o site ficou sem atualização, após cinco anos no ar de forma initerrupta.

A partir daí foi um desespero para conseguir alguém. Ana, principalmente, e eu dando retaguarda, tentamos, de todos os modos um webmaster para dar esse suporte. Depois, a idéia foi angariar verba para contratar alguém para fazer um sistema de administração que pudesse ser atualizado por nós. Chegamos até a pagar por um projeto que não teve volta, nem o resultado, nem o dinheiro. Eu já meio sem esperança, a Ana lutando, mas sofrendo.

Eis que ressurge o Marcio Caparica das cinzas e, após uma conversa sobre o domínio Rabisco, em que ele viu nossa intenção de prosseguir com o site, ele  propõe refazê-lo, construindo uma ferramenta que fosse atualizável por qualquer pessoa. E este material está pronto e ficou fabuloso! Está mais limpo o site, mais bem aproveitado em seus espaços, mais bonito. Realmente, o Marcio fez um grande trabalho e quero agradecer publicamente a ele por isso.

Agora, retomamos o trabalho. Queremos estrear a nova edição agora mesmo em agosto, quando o Rabisco completa sete anos de existência. Os colaboradores já foram contatados novamente, o pessoal tem se mostrado animado em sua maioria e estamos trabalhando a todo o vapor para colocar uma edição que pudéssemos comemorar duplamente: tanto o aniversário, quanto a volta do site. Estamos muito felizes com essa volta, possível apenas pela perseverança da Ana durante todo esse tempo e pelo esforço do Marcio em criar este novo layout.

Então é isso, quem quiser conhecer como era o site, basta acessar: http://www.rabisco.com.br. Temos, por enquanto, as últimas quatro ediçõe publicadas.

E quem quiser colaborar com o site, escrevendo textos sobre cultura, somos bastante receptivos a novos colaboradores, sempre! Para saber mais sobre, clique aqui!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: