Início > Notícias > Velhas notas do front

Velhas notas do front

Olá.

Pra variar, as coisas estão corridas nesta semana. Mas com imprevistos. Os funcionários da USP estão em greve desde ontem, o que, na prática, para mim, além de me fazer andar mais pela USP, já que o Circular do Campus está parado (o que é bom, já que não consigo arrumar tempo pra fazer exercícios), me impossibilita de acessar a biblioteca da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), que está fechada, apesar da biblioteca da Faculdade de Economia e Administração (FEA) estar aberta e, provavelmente, abarrotada, já que os frequentadores da FFLCH devem ter migrado para lá.

O jeito é ir pra sempre salvadora PUC, aqui perto, nas Perdizes, utilizar sua ótima biblioteca. Fiz isso ontem e tornarei a fazê-lo hoje à tarde e amanhã o dia todo. Por isso, a dificuldade de escrever aqui, ainda mais ter um assunto interessante para tal.

Mas isso pode mudar hoje, pois nesta manhã a aula da professora Cremilda será num lugar diferente e que eu gosto muito: o Memorial do Imigrante, ali no Brás. Tem a ver com a aula passada, em que se falou da busca pelas identidades culturais, o que deve ser, no que a professora pesquisa, a raiz do ensaísta que escreve, por exemplo, romances históricos, que não fica só na ficção, mas traz elementos vivos de nosso passado, numa busca pela própria identidade, raiz, do autor.

E, no caso do jornalista, que também pode se enquadrar no caso anterior, o estudo da língua, a identidade-mãe de cada povo. Em resumo rápido e rasteiro é isso. Vai ser legal. E se der eu escrevo algo pra cá. Na verdade vou ver se escrevo pra entregar pra ela (tem um sistema de pasta com cada aluno que ela vai recolhendo trabalhos, apontamentos de leituras, das aulas, isso conta pontos) e aí já posto por aqui.

Há alguns anos eu visitei o Memorial na época em que eu trabalhava no site do padre Marcelo Rossi para fazer uma matéria sobre o assunto e acabei reformatando o texto e publicando no Rabisco, em 2005. Para ver o texto, clique aqui.

Deixa eu ir que já estou atrasado. Mas é por causa do blog, então tá tudo bem.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

