Início > Notícias > Na virada

Na virada

Olá.

Estou ainda em recuperação da Virada Cultural que agitou por 24 horas a cidade de São Paulo nesse fim de semana.

Como a maioria sabe, eu moro no centro, mais precisamente no Largo do Arouche, ou seja, apontado pra todos os cantos das atrações principais da Virada paulistana, inspirada nas “Noites Brancas” de Paris.

Multidão preenche o Viaduto do Chá sábado à noite

Multidão preenche o Viaduto do Chá sábado à noite

Foi um evento bem bacana, mas, como toda mega realização, alguns problemas atrapalharam bastante, principalmente o acúmulo de pessoas, cada vez maior, nas grandes apresentações, principalmente no palco central da avenida São João e no palco rock da Pça. da República.

A sujeira foi um problema que atormentou as ruas e calçadas da região. Bastava botar a cara pra fora no domingo pela manhã pra perceber a quantidade de lixo espalhado.

Calçada do Lgo. do Arouche, em fente do meu prédio, domingo de manhã

Calçada do Lgo. do Arouche, em fente do meu prédio, domingo de manhã

Atrações para todos os gostos, todas as tribos, que conviveram, dentro do possível, pacificamente. Era muito comum ver vários estilos perambulando próximos uns dos outros nos mais diversos palcos segmentados, pelas ruas entre uma e outra atração, filas para entrar no Teatro Municipal, intervenções em qualquer canto, grupos brincando com estátuas vivas no Viaduto do Chá, outros empoleirados no gradil pra ver a apresentação de balé no Vale do Anhangabaú. Eram espetáculos diversos em diversos cantos da região central. E muitas pessoas. Muita gente que virou literalmente não aguentou e ficou caída pelas ruas, jardins, parques e qualquer canto.

Eu já tenho o pique de antes de virar e no dia seguinte dormir só um pouco e curtir o resto das atrações. Além do mais, no sábado eu vi pouca coisa porque deu na minha telha e de dois amigos fazer um vídeo do minuto daquele festival do minuto, pois esse ano tem um tema da virada cultural.

Vi apenas o Jon Lord do Deep Purple com a Orquestra Sinfônica Municipal, foi muito bom. Já aquele número com artistas franceses na Pça. do Patriarca, numa espécie de orquestra de sirenes a coisa mais maluca que vi, além de uma intervenção de doidos dançando no Viaduto do Chá. Na madrugada, tentei ver o Camisa de Vênus, mas estava tão cheio que fiquei lá por meia hora e desisti: o osom estava baixo e a multidão empurrando-se a todo o momento. Acho que a Pça. da República não tem espaço suficiente pra abrigar tantos roqueiros.

Já domingo consegui ver mais coisas, já que praticamente não gravamos mais nada. Vi o Cordel do Fogo Encantado logo cedo (foi só acordar e saltar da cama pra já estar na av. São João) de uma posição privilegiada. Captamos mais umas imagenzinhas e depois sossegamos. Vi uma apresentação de balé no Anhangabaú, andamos mais um pouco e vimos o show da Nação Zumbi na República.

Cordel do Fogo Encantado na Av. São João no domingo de manhã

Cordel do Fogo Encantado na Av. São João no domingo de manhã

Depois deixei meus amigos no caminho do metrô e fui pra Pça. Dom José Gaspar e vi um pedaço de uma apresentação de piano de Rafael Vernet. De lá ia embora pra casa, mas ao passar pela Pça. da República vi o Nasi tocando na República, fiquei e gostei do que vi, foi uma grata surpresa. Não ficou nos hits do Ira!, só tocou algumas de sua antiga banda. Mas ele e sua banda mandaram ver em vários clássicos do rock: The Clash, Raul, Cazuza, Legião Urbana.

Foi divertido e espero que o vídeo fique legal, pois até câmera eu fui e foi um grande barato. Só espero que a organização melhore a cada ano e os espaços sejam melhor distribuídos. E espero ter mais pique pra aguentar essa maratona cultural. hehe…

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 16/05/2009 às 12:53 PM

Deixe um comentário

