Inicial > Carreira > Documentário Observação

Documentário Observação

Ano passado eu tive a oportunidade de fazer o documentário “Observação” (leia mais sobre na sinopse abaixo) em parceria com o Daniel Reis (direção), Marcio Vaz (edição e arte) e Theo Grahl (fotografia), companheiros na última empresa que trabalhei e parceiros de projetos que transcendem o exercício comum da profissão. Vale destacar que o projeto foi possível graças a estrutura, física e material, da produtora Videologia Comunicação, sem a qual não teríamos como ter concretizado este filho audiovisual.

Além de trabalhar na concepção da idéia, atuei na produção e fiz uma espécie de making of de fotos do documentário. Os momentos mais gostosos foram as saídas para a captação das imagens e dos personagens. Foram dias, noites, fins de semana, poucos, é verdade, mas intensos – afinal de contas, o projeto foi conciliado com a agenda da produtora, que cedeu todos os equipamentos e até mesmo com nossas horas vagas lá dentro.

Por razões alheias à minha vontade, não estive próximo da finalização do mesmo, a cargo do Daniel e do Marcio, com ajuda providencial do Jean Garcia, Editorzaço de TV (parceirão) que contribuiu e muito em detalhes que poderiam nos escapar. Ligava sempre que possível para ouvir o andamento e debatia algumas coisas (afinal, o conceito já estava definido), mas sabia que o projeto estava em boas mãos.

Foi uma experiência fantástica, nunca havia trabalhado diretamente com cinema, mesmo que em formato documental, e senti uma grande satisfação de ajudar a produzir algo tão bem feito e diferente, já que experimentamos bastante, sem texto, apenas algumas falas entrecortadas nas imagens, que dizem tudo que se objetiva fazê-lo.

Fizemos para participar do Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Infelizmente, não fomos chamados. Entretanto, muitos que viram gostaram, inclusive num Cineclube na rua Augusta que abriu as portas pra gente exibir o documentário, com direito a um debate polêmico sobre as escolhas de nossa equipe na construção do discurso do “Observação”. Foi bastante rico e mostrou que tínhamos acertado a mão, à parte recusas em eventos oficiais.

Abaixo estão a sinopse e o próprio documentário, dividido em três partes para caber no You Tube. Em breve eu trago mais novidades no campo do cinema, pois há outros trabalhos para mostrar aqui.

Sinopse

Estar em São Paulo é se lançar num mar de gente, é ser guiado por um fluxo alucinante de informações sonoras e visuais aparentemente caótico. “Observação” surge inspirado por esse caos, pela realidade de uma cidade que em sua essência é diversa. Andar pelo coração dessa metrópole, o centro velho, é descobrir vida nova a cada esquina e em todos os ângulos. São artistas, mendigos, religiosos e pessoas comuns que se misturam ao ar denso e ao amálgama arquitetônico, este capaz de levar o observador mais crítico a séculos variados num passeio curto.

Caminhando por essas ruas e ouvindo aqueles que nelas transitam, trabalham e vivem é fácil perceber a dualidade extrema de sentimentos: amor e ódio; loucura e sanidade; grandiosidade e pobreza. São Paulo é via de passagem, lotada e barulhenta durante períodos comerciais; e um deserto à noite e durante finais de semana, onde impera o descaso, o abandono. Porém, aqui também se descobre a alegria nas faces mais maltratadas e vê-se a crítica brotar de bocas aparentemente insanas.

Enfim, o documentário “Observação” traz em si a necessidade de experimentar e se descobrir em tal contexto. É uma viagem.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

  1. Priscila Tieppo
    23/03/2009 às 2:02 PM

    Oi, Ro!

    Parabéns pelo documentário, ficou mto legal!

    Bjs

    Curtir

  2. rodrigoherrerolopes
    24/03/2009 às 7:43 AM

    Oi Pri!

    Obrigado pela visita e pelo comentário. : )

    Bem legal o documentário, né? Adoramos tê-lo feito.

    Beijo!

    Curtir

  1. 19/02/2010 às 8:47 AM

Deixe um comentário