Início > Política e América Latina > USP – Um mundo novo

USP – Um mundo novo

Hoje faz uma semana que comecei, oficialmente, uma nova etapa na minha vida. As aulas do mestrado na USP iniciaram exatamente há uma semana, quando tive minha primeira aula, com a famosa e conceituada teórica da Comunicação Social, e do Jornalismo em particular, a Profa. Dra. Cremilda Medina.

A aula foi uma verdadeira viagem, uma concepção bem diferente de produção jornalística e, mais importante, de produção de conhecimento, transcendendo o puro e simples cientificismo a que todos estão acostumados. Foi bastante rico, apesar de causar um certo conflito intelectual com minha raiz, e a de quase todos, racionalista-cartesiano, que chegou a influenciar, por alguns momentos, meu projeto de pesquisa, mas, depois de ponderar e ouvir amigos, o melhor ccaminho foi encontrado, o da absorção dos outros conhecimentos e a interpretação daquilo a sua proposição e seu próprio modo de ver e analisar as coisas.

Eu nem ia entrar nesse mérito, mas me empolguei porque é, literalmente, uma quebra de paradigma, uma mudança no pensar que eu não imaginava. Enfim, as aulas começaram pra valer essa semana, com incursões uspianas às segundas, terças e quartas. Neste primeiro semestre, também tenho aula de Teoria das Relações Internacionais e Integração Econômica Regional. Passo o dia todo lá. Quando não estou em sala de aula, estou na biblioteca, a ler alguma indicação bibliográfica ou algum texto da próxima aula. Espero não necessitar ir às quintas e sextas, podendo estudar em casa e fazer outras coisas também, pois, sem bolsa de estudo, não dá pra ficar nessa vida ociosa por muito tempo. Porém, é um ambiente fabuloso e bem interessante.

Sobre o projeto

À guisa de explicação, no segundo semestre de 2008 eu passei por um processo seletivo no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP), no qual passei no fim do ano e recebi o direito de desenvolver uma dissertação de mestrado (na linha de pesquissa “Práticas Políticas e Relações Internacionais”) com o prazo limite de dois anos, isto é, fevereiro de 2011.

O título do projeto é: “O papel dos governos Chávez e Lula na integração latino-americana: projetos antagônicos para um mesmo objetivo”. A ideia é fazer uma análise comparativa entre os projetos de integração liderados por dois dos importantes personagens da América Latina: Brasil e Venezuela.

Esse estudo se dará por meio dos dois principais projetos integracionistas que estão em marcha no subcontinente, a saber: MERCOSUL, retomado pelo governo brasileiro com mais afinco pelo atual presidente, Luís Inácio Lula da Silva; e a ALBA, criada por meio de iniciativa do presidente venezuelano Hugo Chávez. Serão estudados os documentos referentes a esses dois projetos de integração, além dos acordos firmados dentro da ALBA e do MERCOSUL, além de artigos, declarações e entrevistas dos artífices das relações internacionais de cada um dos países, mas com a temática sempre voltada à América Latina.

O objetivo é observar qual projeto busca uma integração para todos e em todos os aspectos: economia, política, cultural, ecológica, educacional, bem-estar, etc., ou se há, por trás de um ou dos dois projetos , uma tentativa de consolidar ou forjar uma liderança regional. Será importante também perceber se a realidade das relações internacionais – como a atual crise – não podem interferir no discurso e nesse voluntarismo solidário que perpassa pelo subcontinente, facilitado pelo alcance ao poder de governos de tradições mais populares e/ou de esquerda.

Aviso

Por conta desse projeto, vai ser comum textos relativos ao tema, seja comentando algo interessante do ambiente da USP, por meio de crônicas, seja algum artigo, estudos, reflexão ou apontamento referente à minha pesquisa. E, quem sabe, seu eu tiver um respiro, alguma análise jornalística sobre a correlação de forças na América Latina e sua posição no mundo. Não é a toa que criei a categoria “Política e América Latina” no blog.

Bem, espero ver mais textos neste espaço. Sugestões são bem-vindas. Um abraço.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 12/05/2009 às 5:57 PM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: